Página Pessoal de Osvaldo Sousa

Tecnologias & Web Design

Aqui podes encontrar software para edição de páginas e descrição de tecnologias tais como PHP, SSL, SSH, CGI, HTML, XHTML, CSS, META Tags, JAVA, SSH, MySQL... também é possível encontrar algumas aplicações práticas dessas mesmas tecnologias.

Em construção e desenvolvimento.

PHP ( Hypertext Preprocessor ):
O PHP é uma liguagem de server-side scripting, idêntico ao ASP (Active Serve Pages), onde o código é encaixado dentro da página HTML. Como o ASP, o PHP script é processado no servidor. Isto é, ao contrário de JavaScript e VBScript, ele executa acções no servidor e o cliente só vê o resultado, em HTML.
Para activar a funcionalidade PHP (6.8MB) Freeware, no apache é necessário este software.
Ferramentas PHP:
Está linguagem bastante robusta é a base para ferramentas como um forum o phpBB (600KB) Freeware, é muito popular, permite várias funcionalidades como SSL (muito bem pensado), a mudança do visual do forum, etc. Queres ajuda com a instalação do phpBB procura aqui. Nota: para por o forum a funcionar é necessário uma base de dados SQL, MySQL,...
phpMyAdmin (1.0MB) Freeware, permite a gestão da base de dados através de uma interface web em php claro.
PHP Nuke (5.8MB) Freeware, é um portal Web completo, tal como as duas ferramentas anteriores necessita de MySQL e claro php.
HTML ( HyperText Markup Language ) & XHTML:
Para saber se um site segue a norma da W3 por exemplo na minha página utilizo a norma HTML 4.01, é possível fazer a validação do mesmo aqui, basta escolher o ficheiro que se quer validar e carregar em check e já está.
Normas HTML:
Presentemente a norma domimante é a norma HTML 4.01, faz o download da documentação da norma HTML4.01 aqui, tendo que tem vindo a ser desenvolvida uma nova norma Extended HTML usualmente chamado de XHTML das quais se conhece as normas XHTML 1.1, faz o download da documentação da norma XHTML1.1 aqui, e XHTML 2.0, faz o download da documentação da norma XHTML2.0 aqui.
CSS ( Cascading Style Sheet ):
Tal como para o HTML também o CSS tem uma norma da W3 por exemplo na minha página utilizo a norma CSS 1.0, é possível fazer a validação do mesmo aqui, basta escolher o ficheiro que se quer validar e carregar em check e já está.
Todo documento escrito utiliza certos elementos de design para formatar secções de texto a fim de manter a mesma aparência, seguir um padrão. Por exemplo, um elemento de design Heading 1 é geralmente alguma fonte grande que identifica todas as principais divisões de tópicos de um capítulo, artigo ou página da web. Um elemento de design Heading 2 identifica todos os títulos dos subtópicos. A HTML inclui uma tag para praticamente todos os elementos de design comumente utilizados, incluindo tags de título (<H1>,<H2>...), lista (a tag <OL> para lista ordenada, a tag <UL> para lista não ordenada) e assim por diante.
No passado , a tag <H1> em quase todos os web sites parecia a mesma - texto preto era consideravelmente maior que o corpo do texto normal. Se você quisesse fazer seus próprios títulos diferenciados, tinha de formatar cada tag de título individualmente, utilizando tags <FONT> ou similares. Se mais tarde mudasse de idéias sobre a aparência desses títulos, tinha de voltar e mudar cada título individualmente. Ou seja: um processo lento e trabalhoso.
As folhas de estilo em cascata mudam tudo isso. Com uma folha de estilo, você pode fazer uma "declaração global", como "quero que todos os meus títulos <H1> sejam verdes". Você precisa dizer isso somente uma vez e cada título <H1> em seu site será verde. Se depois decidir que azul é uma cor melhor, não é preciso voltar e alterar cada tag <H1> para a cor azul. Em vez disso, basta alterar o estilo - a "regra" - para "quero que todos os meus títulos <H1> sejam azuis" e pronto!
Obviamente você não está limitado a títulos e nem a cor azul. É possível definir um estilo personalizado para cada elemento de design em seu web site, incluindo títulos, lista, tabelas e imagens, para citar só alguns. E, além de definir uma cor, você pode definir a fonte, o tamanho, o alinhamento, a espessura da borda, e assim por diante.
Normas CSS :
A norma mais recente de CSS é a CSS 2.1, faz o download da documentação da norma CSS 2.1 aqui.
Links relacionados CSS:
http://webmaster.tophosts.com/css/index.htm
http://server9.hypermart.net/ucprogramming/css/index.html
http://www.webdeveloper.com/html/html_css_1.html
http://www.magnet.com.br/magnet/raiox/css0.html
http://www.geocities.com/lincolmf/css/css.html
http://www.superdicas.com/html/css/csspage.html
http://br.geocities.com/doc2web/W3C/CSS1/REC-CSS1-19990111.html
http://sites.uol.com.br/aarte-web1/indice.html
META Tags:
As Meta Tags (metaphysical) permitem identificar alguns elementos da página, tal como, o autor, conteúdo página entre outros, sendo que estes elementos, não sendo visíveis aquando do visualizar da página no browser são uma ferramenta fundamental para os motores de busca classificarem e listarem páginas. Um exemplo das Meta Tags, são:
<meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1">
<meta name="Author" lang="pt" content="Nome do autor">
Esta metatag permite que seja declarado o nome do autor da página que está sendo exibida no browser ou cujo código fonte esteja sendo lido.
<META NAME="Generator" CONTENT="nome do software usado na criação">
Esta metatag permite que seja declarado o nome do software utilizado na criação da página. Alguns editores de sites, como o Microsoft FrontPage, inserem essa metatag automaticamente.
<meta name="keywords" lang="pt" content="Resumo do conteúdo da página">
Esta metatag permite que o robot catalogue na base de dados do site de busca, uma lista de palavras que o criador do site julga serem relevantes numa busca que seja efetuada por um utilizador da Web. Não há, um limite para o número de palavras-chave, cada motor de busca estabelece um número máximo para a lista de palavras-chave.
<meta name="copyright" content="&copy; 1997 OJRS.">
Esta metatag permite que sejam declaradas as informações dos direitos de autor, como marcas registradas, patentes e outros dados relacionados.
<meta name="date" content="2004-04-29T09:00:00">
<meta name="rating" content="General">
<meta name="revisit-after" content="5 days">
<meta name="Description" content="Descrição da página ">
Permite que o robot catalogue, juntamente com as palavras-chave, uma breve descrição da página ou do site, que também será levada em conta no momento de uma busca efetuada por um utilizador. Assim como existe um limite definido por motor de busca para o número de palavras-chave, existe também para o tamanho da descrição e o que exceder a esse limite é descartado, (em média o máximo permitido é de 200 caractéres).
<META NAME="Robots" CONTENT="all , index, noindex, follow, nofollow">
all - é o padrão, que fará com que a página onde a metatag está inserida seja indexada, bem como todos os links sejam seguidos pelo robot
index - faz com que a página onde a metatag está inserida seja indexada (é o comportamento default)
noindex - faz com que a página onde a metatag está inserida não seja indexada
follow - faz com que os links a partir da página onde a metatag está inserida sejam pesquisados para indexação pelo robot (é o comportamento default)
nofollow - faz com que os links a partir da página onde a metatag está inserida não sejam pesquisados para indexação pelo robot
none - faz com que a página não seja indexada, bem como seus links não sejam seguidos pelo robot do search engine
<META HTTP-EQUIV="Expires" CONTENT="Wed, 31 May 2001 3:00:00 GMT">
Define uma data para expiração da página, após a qual a mesma pode ser removida da base de dados do motor de busca e também pode ser reagendada uma visita do robot. Dependendo do browser, esta metatag pode também definir uma data para expiração da página em cache.
<META HTTP-EQUIV="Refresh" CONTENT="120">
Esta diretiva faz com que a página seja recarregada automaticamente caso o utilizador fique nessa página durante 120 segundos. Esse recurso pode ser usado, por exemplo, em páginas que requerem atualização constante, como em sites de notícias.
<META HTTP-EQUIV="Refresh" CONTENT="30;URL="endereco">
Este é outro uso de Refresh: provocar o que se chama de redirecionamento do browser. Após um determinado tempo em segundos, o browser automaticamente é levado a carregar determinado endereço que está especificado no parâmetro URL. Isto é muito usado em páginas cujos endereços foram alterados e o utilizador vê uma mensagem explicativa antes que a nova página seja carregada automaticamente.
<META HTTP-EQUIV="Pragma" CONTENT="no-cache"> para HTTP 1.0
A directiva Pragma ainda existe na versão 1.1 do protocolo HTTP para manter compatibilidade retroactiva (backward compatibility) com a versão 1.0 deste mesmo protocolo, com a qual alguns browsers mais antigos ainda trabalham.
<META HTTP-EQUIV="Cache-Control" CONTENT="no-cache"> para HTTP 1.1
A directiva Cache-Control com o valor "no-cache" faz com que o controle de cache do browser não armazene a página no directório de cache. Mas, como é uma implementação na versão 1.1 do protocolo HTTP, alguns browsers mais antigos poderão não interpretar essa directiva. Assim, outra metatag pode (e deve) ser usada.
CGI ( Common Gateway Interface ):
Os programas de CGI são executados de uma maneira peculiar, aquando da execução do código HTML por parte do servidor, tratando-se de um programa que é executado e processado no servidor devolvendo o resultado ao utilizador, sendo que o programa pode ser escrito em PERL, C, ou outra linguagem de programação. sendo necessário que na máquina servidor esteja presente, por exemplo, no caso do PERL ( Practical Extraction and Report Language) o programa Active Perl, tendo o cuidado de indicar o caminho para o Active Perl no ficheiro CGI.
MySQL( Structured Query Language ) :
MySQL consiste num servidor robusto de base de dados SQL (Structured Query Language) muito rápido, multi-tarefa e multi-usuário .
O MySQL (23.1MB) Freeware, permite a criação de bases de dados, que pode ser utilizada, por exemplo, num forum.
SSI ( Server Side Include ) :
Os comandos SSI ( Server Side Include) que são executados pelo servidor à medida que ele lê os arquivos de HTML. Eles podem ser usados para incluir os valores de variáveis do sistema dentro do HTML como data e hora local. Pode-se usar um SSI para adicionar um arquivo de assinatura a um arquivo HTML, logotipo da companhia, banners, etc. Arquivos HTML que contiverem SSI devem usar a extensão “.SHTML”. Por exemplo, o comando exec pode ser usado para executar um script CGI quando a página estiver a ser acessada. No exemplo seguinte, o script data.pl dentro do directório cgi-bin é executado:
Comando SSI para executar CGI:
<!--#exec cgi= "data.cgi" -->
Onde data.cgi também pode ser data.pl sendo que .pl diz-nos que se trata de um programa em perl enquanto .cgi pode ser um programa em perl, c ou outra linguagem.
Comando SSI para mostrar data e hora local:
<!--#config timefmt= "%A, %B %d, %Y %I :%M%p" -->
<!--#echo var= "date_local" -->
Aqui está a explicação dos códigos usados no comando acima:
%A Nome completo do dia do mês;
%B Nome completo do mês;
%d Dia do mês;
%Y Ano;
%I Hora;
%M Minutos;
%p AM ou PM.
Links relacionados SSI:
Server Side Includes (SSI)
How to get started with server-side includes by Chuck Musciano
Server Side Includes by Mark West
CGI resources : Server Side Includes
Server Side Includes for .html files
http://hoohoo.ncsa.uiuc.edu/docs/tutorials/includes.html
http://www.carleton.ca/~dmcfet/html/ssi.html
http://www.apache.org/docs/mod/mod_include.html
http://www.apacheweek.com/features/ssi
http://www.w3.org/Jigsaw/Doc/User/SSI.html
http://www.irt.org/articles/js166/index.htm
http://bignosebird.com/ssi.shtml
JAVA:
 
 
PERL ( Practical Extraction and Report Language ):
PERL é uma linguagem de programação de primeira geração, sendo de utilização bastante intensiva sendo por exemplo utilizada em cerca de 90% do script CGI, e também uma linguagem muito segura em termos de segurança.
Interprete de linguagem PERL, o Active PERL (12.0MB) Freeware, permite ao servidor de HTTP executar, por exemplo CGI que façam uso da linguagem PERL.
PYTHON:
PYTHON é uma linguagem de programação de primeira geração.
Interprete de linguagem PYTHON, o Active PYTHON (16.2MB) Freeware, permite ao servidor de HTTP faça uso da linguagem PYTHON.
SSL ( Secure Sockets Layer ):
SSL (Secure Sockets Layer) é o padrão para a tecnologia de segurança na criação de ligações encriptadas entre um servidor e um browser, permite assegurar que os dados trocados entre o servidor de HTTP e o browser não é adulterado como meio de obtenção de acesso a informações sensiveis, por parte de hackers ou software de hacking.
Para criar os certificados necessários para habilitar o SSL temos de utilizar o Open SSL (864KB) Freeware.
SSH:
 
Uma ferramenta útil para fazer ligações SSH e não só é o WinSCP Actualizado (960KB) Freeware.
Uma ferramenta para aceder via ligação SSH a um servidor Linux, podendo assim executar comandos na shell do linux, o Putty Novo (372KB) Freeware.
CVS (Control Version System):
O CVS é um sistema de controle de versões/revisões/etc. (revision/version control system). Um tipo de serviço que se propõe a manter um histórico das alterações sofridas ao longo do desenvolvimento de um programa (ou texto, etc.), além de facilitar o desenvolvimento colaborativo e incorporação de alterações (patches) de outros desenvolvedores. Existem vários programas de CVS com diferenças de funcionamento e não só, pode ver um quadro comparativo dos vários CVS.
CVS (500KB) Freeware.
Arch

O Arch difere dos populares CVS (o pioneiro) e SVN (praticamente um CVS melhorado) por ser totalmente distribuído, o que é uma diferença fundamental e com implicações importantes, como considerar que todos que fazem “checkout” (termo CVS) tem uma árvore de desenvolvimento, e saber lidar com isso. Digamos que o Arch esteja tecnicamente muito mais próximo do Bitkeeper (utilizado no desenvolvimento do Linux, mas proprietário), que também é para desenvolvimento distribuído, do que o arcaico CVS e o SVN.
Para conhecer/entender melhor as diferenças e/ou comparar com Subversion (SVN), veja a mensagem (+- longa e bastante elucidativa) http://lists.fifthvision.net/pipermail/arch-users/2003-March/025617.html (também aqui), e o thread arch-users: comparison to svn (na época dessa comparação o Subversion dependia do Apache para se ter um servidor, mas agora possui um servidor simples embutido. No caso do Arch, basta ter um meio de permitir acesso de leitura aos arquivos, por exemplo, via HTTP ou FTP.).

Links:

No Debian, o pacote do Arch chama-se tla.

Arch (500KB) Freeware.
SVN (Subversion)
O SVN é outro sistema de controlo de versões, aqui podes encontrar um F.A.Q. sobre o SVN e aqui o official em Inglês.
SVN (500KB) Freeware.
Software de edição de páginas:
Estás à procura de um editor para criar a tua página? Aqui podes encontrar editores de HTML, editores Web, editores WYSIWYG, website builders, como também editores especializados optimizados para Cascading Style Sheets (CSS) ou outras linguagens de programação como PHP, Perl, Java, JavaScript, ASP, etc.
Os editores estão separardos em duas secções:
- os Editores WYSIWYG / Website Builders permitem fazer um website usando uma interface WYSIWYG - What You See Is What You Get interface - tal como os programas de edição de texto tipo WinWord ou OpenOffice, o que se vê é o resultado, ou seja, o design da página; e Website Builders que permitem desenhar um site a partir de um modelo já existente e ao mesmo tempo deixam que este modelo seja alterado.
- a outra secção é a dos Editores HTML / Editores de Texto ASCII que basicamente são editores de texto ASCII (como por exemplo o Bloco de Notas) com funcionalidades adicionais para tornar mais fácil a edição de páginas. Para quem quer aprender a programar em HTML então são estes os programas a usar.
Editores WYSIWYG e Website Builders:
Para criar a minha primeira página eu fiz uso deste intuitivo CuteSITE Builder (6.9MB) Trialware, muito simples para quem quer começar a criar a sua própria página.
O programa Macromedia Dreamweaver MX (30MB) Trialware, é o software de eleição de um grande número de designers de páginas, permite visualizar ao mesmo tempo o código da página e o design, ao contrário de outros programas de edição é na minha opinião muito bom, não adiciona lixo na codificação.
TinyMCE é um software de geração de páginas html dentro de um browser sem instalação de software adicional experimenta.
Mozilla Composer (KB) Freeware Mozilla, the web browser, comes with a WYSIWYG web editor that allows you to quickly code web pages using a wordprocessor-like interface. For more information, please read the detailed review of the Mozilla Composer on thesitewizard.com. You can also find a comprehensive tutorial on How to Design and Publish Your Website with Mozilla Composer there.
Trellian WebPAGE (KB) Freeware Trellian WebPAGE is a free WYSIWYG web editor with a drag and drop interface, a preview screen that allows you to see your page under three common screen widths (640, 800 and 1024), built-in FTP uploader, table creation wizard, form creation tool, etc. It also has a syntax highlighting HTML editor for people who may want to switch to the HTML mode for some fine tuning.
Amaya Web Browsing and Authoring (KB) Freeware Amaya is an open source browser and WYSIWYG web authoring environment that purports to allow its users to develop web pages without knowing anything about HTML or CSS. You can create your pages, view them, and upload them to your website using this software. It supports CSS (including CSS 2), HTML, XHTML, MathML 2.0 (which allows you to browse and write web pages containing mathematical symbols), etc. There are versions for Windows (a separate one for NT/2000/XP and 95/98/98SE/ME), Linux and Sparc Solaris.
Netscape Composer (KB) Freeware Netscape (yes, the browser) comes with an easy WYSIWYG web editor that allows you to get started with your own web page quickly and easily. It supports the usual text and graphics and is generally adequate for the beginning webmaster. To get it, simply download the full Netscape package. Note that Netscape Composer is probably just an older version of Mozilla Composer (also listed on this page). For more information about Netscape Composer see the detailed review of the Mozilla Composer on thesitewizard.com. You can also find a comprehensive tutorial on How to Design and Publish Your Website with Mozilla Composer there.
Nvu - Complete Web Authoring System (KB) Freeware Nvu is a WYSIWYG editor that is designed to make the creation of web sites as easy for novices as it is using commercial web editors like FrontPage and DreamWeaver. It is based on the Mozilla Composer web editor (see elsewhere on this page) and includes new features that will eventually make its way back into Mozilla Composer. This open source editor is available for Linux and Windows.
Editores HTML / Editores de Texto ASCII:
TopStyle Lite (KB) Freeware This is a well-known Windows CSS editor that can also edit HTML code. The editor's speciality is that it allows you to create Cascading Style Sheets in a fairly simple manner - you can select the features you want from a side panel of the editor and it will generate the corresponding style sheet (you still need some CSS knowledge though - this is not a WYSIWYG editor). You can also edit HTML code with the editor. The Lite version, which is free, only allows you to create inline Cascading Style Sheets. The Pro version (not free) allows you to create external style sheets and includes built-in validators that checks your style sheets and HTML documents for correctness (among other features).
Notetab Light (KB) Freeware This is the freeware sibling of the commercial Standard and Pro versions. It is a general text editor that has lots of features, including a useful "Clipbook" facility that has numerous HTML editing conveniences. Its commercial cousin Notepad Pro comes with syntax highlighting. (Note: to get Notetab Light, click the Products link.)
HAPedit (HTML ASP PHP Editor) (KB) Freeware HAPedit is useful for people who develop both dynamic and static web pages. It provides syntax highlighting for HTML, ASP, PHP, JavaScript; provides a project manager; features code completion, an SQL console, FTP manager, PHP code "compilation", integrated PHP help, brace matching, search and replace with regular expressions, statistics on your page (ie, rendered size, images, links, etc), and so on. This is a Windows program.

Web Notepad (KB) Freeware Web Notepad is a text editor for editing HTML files. It has a tabbed interface, has syntax highlighting and comes with a built-in FTP facility for you to upload your files to your web server.

PSPad (KB) Freeware PSPad is a full featured text editor that you can use to edit HTML, PHP, Perl, JavaScript, C, etc. It even has built-in facilities allowing you to edit binary files. There is project support, the ability to directly edit files via FTP on your server, a macro recorder, search and replace in files, text comparison (differences between two files with the differences highlighted in colour), syntax highlighting, spell checking, internal HTML preview using IE and Mozilla, integrated HTML TIDY (for validating HTML code and fixing them), code explorer for Pascal, HTML, PHP, XML (etc), matched bracket highlighting, etc.
TSW WebCoder and WebPad (KB) Freeware TSW WebCoder is a web editor that supports an internal preview of your page, built-in FTP client, integration with HTML Tidy (see the Free HTML Validators page), integrated validation, code libraries, CSS inspector, syntax colouring, multiple documents, etc. WebPad, the other editor available on that site, is a lighter-weight editor that features syntax highlighting, an FTP client, multiple documents, integrated HTML Tidy integration, etc. It is targeted at people who want something more than Notepad but without the frills of WebCoder.
Webniac (KB) Freeware Webniac is a text editor for web page development. It has syntax highlighting for HTML, CSS, Java, JavaScript, VBScript, PHP, SQL, Perl and XML. It includes some JavaScripts which you can use on your site, a CSS generator, facilities for constructing tables, etc.

Quanta Plus Web Development Tool (KB) Freeware Quanta Plus is a Linux HTML editor for KDE. It contains an assortment of features such as syntax highlighting, easy configuration of toolbars, site uploading facility, the ability to update a site from CVS (with a plugin), document structure tree, etc.

Matrix Y2K Freeware HTML Editor (KB) Freeware Matrix Y2K is a HTML editor with support for multiple languages, multiple documents, syntax highlighting, search and replace, character maps, links validator, internal preview of your page, external preview (launches browser), image file browser, table wizard, forms support and the ability for you to create a library of scripts.
HTML Builder XP Lite (KB) Freeware HTML Builder XP Lite features syntax highlighting (for HTML, PHP, ASP, Perl, VBScript, JavaScript, etc), a meta tag wizard, HTML Tidy integration, TopStyle CSS integration, spell checker, thesaurus, project management, table management, included DHTML scripts and JavaScripts that you can insert into your page, an FTP plugin, etc.
Bluefish (KB) Freeware From the announcement by one of their development team: "Bluefish is a programmer's HTML editor, designed to save the experienced webmaster some keystrokes. It features a multiple file editor, multiple toolbars, custom menus, image and thumbnail dialogs, open from the web, CSS dialogs, PHP, SSI and RXML support, HTML validation and lots of wizards." I've seen a lot of good things said about this editor by other webmasters. Bluefish runs on Linux, FreeBSD, Solaris, Tru64/Alpha, NetBSD, OpenBSD, HP-UX and Mac OSX.
HTML-Kit (KB) Freeware This HTML text editor is intended for use by web developers, and comes with support for writing HTML, XML and scripts. Among its features are internal preview of your web pages (requires IE 4.x and above to be installed), integration with HTML Tidy (a HTML and CSS validation program), auto-completion of keywords, etc. HTML-Kit can be extended using plugins, and runs on Windows 95, 98, NT and 2000.

1st Page 2000 (KB) Freeware 1st Page 2000 is a very professional, fully featured HTML editor that is nonetheless free. Besides being able to create and edit your HTML files using a syntax highlighted editor, you get JavaScript wizards that enable you to create drop down combo boxes, frame killers, browser detectors, etc. It even comes with loads of JavaScripts and VBScripts (450+), CGI Scripts (20+), a colour picker, image size calculator, etc. The feature list is extremely long. This is a Win32 program (ie, Windows 95, 98 and NT).
EZPad (KB) Freeware This HTML editor provides the usual facility to edit and create HTML files in a convenient tabbed interface. It comes with an assortment of wizards that allow you to quickly create specific HTML features like forms, tables, etc.

Arachnophilia (KB) Freeware This editor comes with built-in FTP facility, making it possible for you to author your web page and publish it without leaving the editor. It has a spell-checker, an internal browser view mode that is able to show your HTML changes as you type, a global search and replace facility across all open documents, built-in tutorial on HTML, JavaScript, frames; etc. There are apparently two versions available - the older one runs on Windows systems, the newer one is written in Java and is apparently cross-platform.
Web-O-Rama (KB) Freeware An editor that supports a host of features useful for HTML editing yet has an uncluttered interface. It is free for non-commercial use.

Links relacionados Software de edição:
Free Programming Editors and ASCII Text Editors - mais editores.
Dark Counter
Digits
Counter
Web.pt
Counter
Get Firefox! Viewable With Any Browser Valid HTML 4.01!Valid CSS!
Última actualização em 04.10.2008 | Copyright ©2006 OJRS All Rights Reserved