Página Pessoal de Osvaldo Sousa

Eventos de Robótica

Eventos Nacionais

Robótica - Festival Nacional de Robótica

Anualmente a nível nacional é organizado um concurso de Robótica - Festival Nacional de Robótica, realizado normalmente em meados de Abril/Maio de cada ano.

Objectivos: Promoção da Ciência e da Tecnologia

- Através de competições robóticas;
- Aposta na mobilização de estudantes a diversos níveis de ensino.

A acção do Festival decorre num evento anual em três frentes

- Competições de robots em diversas provas e categorias;
- Demonstrações de robots e sistemas relacionados com a robótica;
- Encontro Científico para apresentação de trabalhos de estudantes e investigadores nacionais na área da robótica.

Classes da competição de robótica móvel

Para cobrir um espectro necessariamente vasto dos conhecimentos exigidos a priori aos potenciais participantes, a competição estrutura-se em várias classes com níveis de exigência bem diferenciados.

- Futebol Robótico - Tamanho Médio (FRM)
- Futebol Robótico - Tamanho Pequeno (FRP)
- Classe de Condução Autónoma (CA)
- Futebol Robótico e Dança Juniores (FRJ e DJ)
- Busca e Salvamento / Rescue Junior (SP/BS/RJ)

As classes FRP, FRM e CA são dirigidas a universidades e politécnicos, por outro lado, as classes FRJ, DJ e SP/BS/RJ são dirigidas a escolas secundárias e profissionais.

Constituição das equipas

Cada equipa deverá ser maioritariamente constituída por alunos de uma instituição de ensino. Contudo, poderá incluir professores ou mesmo antigos alunos. Cada equipa é constituída por, no máximo, seis elementos, em qualquer das classes. No entanto, caso a organização atribua apoios à participação, o número de elementos que pode beneficiar desse apoio não pode ser superior a quatro. As equipas deverão ter uma afiliação institucional podendo, no entanto, existir mais do que uma equipa proveniente da mesma instituição. A admissão de equipas sem base institucional ou provenientes de instituições não formativas, e.g. empresas, está sujeita a uma decisão particular a emitir pela Comissão Organizadora que deverá, no caso de aceitação, indicar qual a categoria em que a inscrição será efectuada.

No caso das classes FRJ e DJ, as idades dos membros estudantes das equipas devem estar dentro de determinados escalões etários. Presentemente, estes limites são:

Futebol Robótico Júnior: Modalidade dois contra dois: escalões etários dos 8 aos 12 (FRJ2x2a) e dos 13 aos 19 anos (FRJ2x2b).                                Modalidade um contra um : escalão etário dos 8 aos 12 anos (FRJ1x1)

Dança Júnior: Escalões etários dos 8 aos 12 (DJa) e dos 13 aos 19 anos (DJb).

Busca e Salvamento: Escalão até 14 anos (SP/BS/RJa) e mais de 14 anos (SP/BS/RJb).

Nota: Utiliza-se como data de referência, para distinção de idades, o dia posterior ao último dia da edição de 2005 do Robocup: 20 de Julho de 2005. Por exemplo, são considerados no escalão “até 14 anos” os concorrentes que não completem 15 ou mais anos até 20 de Julho de 2005.

Inscrições na competição

A inscrição faz-se mediante o preenchimento de uma ficha onde conste a identificação dos elementos constituintes da equipa bem como um nome para o robot respectivo e a classe em que irá competir.

Os custos da inscrição são os indicados nas fichas de inscrição de cada classe.

A inscrição inclui o acesso às competições nas condições regulamentadas, a um espaço próprio no local das competições, com energia eléctrica, para instalação do robot e da equipa. Outros serviços que venham a ser incluídos na inscrição serão divulgados oportunamente.

As inscrições deverão ser entregues em mão ou enviadas por correio ou fax, até data a anunciar oportunamente, para o secretariado do Festival. Note-se que uma inscrição só será considerada válida se vier acompanhada do respectivo pagamento.

Qualquer inscrição poderá ser anulada até 15 dias após a respectiva data limite, sendo o montante pago devolvido à equipa. Desistências posteriores implicam a perda do montante despendido.

 

robotica20xxSite Oficial Robótica 20XX

 

 

RobôBombeiro

RoboBombeiroRoboBombeiro

O Concurso Robô Bombeiro é uma competição de robótica que põe à prova pequenos robôs móveis e autónomos que têm como missão encontrar e apagar um incêndio, simulado por uma vela, num modelo de uma casa formado por corredores e quartos.

O concurso é organizado pelo Departamento de Informática da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico da Guarda e tem como objectivo promover a robótica, que será sem dúvida uma das tecnologias chave do século XXI, assim como proporcionar um evento extracurricular interessante e divertido, onde os alunos possam aplicar na prática, os conhecimentos multidisciplinares tipicamente adquiridos em cursos de engenharia.

RoboBombeiroSite oficial do RoboBombeiro

 

Micro-Rato

MicroratoMicroRato

Anualmente a Universidade de Aveiro organiza um concurso de Robótica, realizado normalmente em meados de Maio de cada ano.

O Concurso Micro-Rato, é aberto a todos os que desejem concorrer e, em particular, aos alunos dos anos terminais e pós-graduação de cursos como Engenharia de Electrónica e similares. O número e tipo de disciplinas envolvidas na construção de um robot do tipo Micro-Rato tornam o desafio técnico aliciante e educativo para qualquer entusiasta da electrónica e dos computadores. São necessários conhecimentos que vão da electrónica digital e analógica, microprocessadores (software e hardware), electrónica de potência, controlo, etc.. Estas características tornam o concurso particularmente atractivo e motivador para a maioria dos jovens e em particular para os estudantes do curso de engenharia electrónica.

As equipas deverão ser constituídas por dois ou três elementos. Pelo menos um dos elementos da equipa deverá ter correio electrónico, que será o meio de contacto utilizado pela organização.

As equipas poderão usar quaisquer componentes que julguem adequados ao Concurso. A organização dispõe de algum material para a construção de robots, que poderá ser requisitado pelas equipas constituídas por alunos do DETUA. Em particular, dispõe de um número limitado de kits, motores e sensores. As equipas que pretendam utilizar esse material deverão apresentar a sua candidatura através do preenchimento de um formulário que pode ser obtido junto de um dos elementos da organização. Os critérios para atribuição destes kits privilegiarão as equipas constituídas por alunos do 3º 4º e 5º anos dos cursos leccionados no DETUA.

O recurso à utilização do material requisitado no armazém do DETUA está sujeito a regulamento próprio. O material fornecido pela organização ou requisitado do armazém deverá ser devolvido no final do concurso.

Regras e Regulamento do Micro-Rato

 

Ciber-Rato

MicroRato

A competição de Ciber-Rato decorre em ambiente simulado em computador. Todos os robots virtuais têm o mesmo tipo de sensores e de actuadores. Um simulador envia a cada robot os valores medidos dos sensores, recebe dos robots os comandos sobre os motores, actualiza as posições dos robots no labirinto. As equipas participantes elaboram o algoritmo e respectivo programa que lhes permite, através dos dados sensoriais enviados pelo simulador, comandar os "motores" do seu robot virtual de forma a cumprir os objectivos estabelecidos nas regras da competição. O ambiente de simulação está desenvolvido em Linux. A organização distribuirá os componentes do sistema de simulação de modo a que as equipas possam desenvolver e testar os seus robôs virtuais. As equipas devem programar os seus robôs utilizando as linguagens de programação C ou C++. A utilização de uma linguagem de programação diferente de C ou C++, deve ser comunicada à organização no momento da inscrição, e necessita de autorização especial.

As equipas deverão ser constituídas por dois ou três elementos. Pelo menos um dos elementos da equipa deverá ter correio electrónico, que será o meio de contacto utilizado pela organização.

 

MicroRatoSite oficial do Micro-Rato

 

 

 

Eventos Internacionais

Robocup/Robocup Junior

RobocupJuniorSite oficial do RoboCupJunior

RobocupSite oficial da RoboCup Federation

 

 

 

 

 

 

 

Dark Counter
Digits
Counter
Web.pt
Counter
Get Firefox! Viewable With Any Browser Valid HTML 4.01!Valid CSS!
Última actualização em 04.10.2008 | Copyright ©2006 OJRS All Rights Reserved