Página Pessoal de Osvaldo Sousa

Concursos de Robótica

Histórico dos Eventos

Robótica na Praia

O ISEP com a colaboração da Câmara Municipal de Matosinhos e o apoio da APDL organiza mais um evento de divulgação científica e tecnológica – ROBÓTICA na PRAIA, entre os dias 19 e 30 de Setembro, na Marginal de Matosinhos em frente à praia do Titan.

Este evento, único do género realizado em Portugal, tem como objectivo proporcionar o contacto com a tecnologia e a robótica a um público alargado, promovendo o que de melhor se faz nesta área no nosso país, sensibilizar e demonstrar as potencialidades da robótica na gestão do espaço costeiro e na actividade económico-social.

A iniciativa – ROBÓTICA na PRAIA prevê um conjunto de actividades ao longo dos dias, entre as 10:00 e as 20:00, acessíveis a públicos de todas as idades. Será possível interagir e observar com uma variedade de robots móveis avançados – aeronaves não tripuladas, veículos marinhos, robots terrestres de exploração remota, busca e salvamento ou robots jogadores da equipa de futebol robótico do ISEP. Neste conjunto de actividade haverá também espaço para apresentações de arte robótica, microrobótica educativa e concursos para os mais pequenos!

A entrada é livre

Abertura Oficial: 19.09.07 às 17:00

Robotica na praia

Robótica 2006

Vai se realizar de 28 de Abril a 1 Maio de 2006 o 6 º Festival Nacional de Robótica, está edição vai ter lugar no Pavilhão Multiusos da Universidade de Minho.

A prova seguimento de pista foi substituída pela prova de Busca e Salvamento/ Rescue Junior (RoboCup 2006), pelo que os robôs realizarão a sua prova na pista de Busca e Salvamento segundo as regras do Robocup, à excepção dos seguintes pontos:

1. No final o robô deverá fazer o caminho inverso regressando à partida, não tendo necessidade de parar para contar as vítimas no percurso de regresso;
2. Aplicam-se as regras da prova “Seguimento de Pista” do Robótica2004, relativamente à dimensão dos robôs;
3. Haverá atalhos conforme as regras da prova “Seguimento de Pista” das edições anteriores do robótica em que houve atalhos .
O final da pista será assinalado com um T perpendicular à pista cujas dimensões serão 10cm por 3cm.

Chama-se a atenção de que:

- as novas regras do Robocup contemplam a existência de interrupções, de forma similar às que existiram em edições anteriores do Robótica;
- todas as equipas devem ter documentos escritos que descrevam os seus esforços de preparação (ver em regras e especificações técnicas na secção 7 - Documentação).

Inscrições:
As inscrições decorrem até ao dia 31-03-2006
As equipas devem enviar o seguinte formulário para:

Robótica 2006 - Festival Nacional de Robótica
[email protected]

 

Regras e especificações técnicas da classe:
Busca e Salvamento Junior (BS/RJ) - 2006
Dança Junior (DJ) - 2006
Futebol Robotico Junior (FRJ) -2006

Robotica2006Site oficial do Robótica 2006

 

RoboCup 2005 / RoboCupJunior 2005

Realizou-se de 13 a 19 de Julho o Festival Internacional de Robótica no Intex Osaka em Osaka. O encontro contou com competições destinadas a alunos do ensino secundário (com idades inferiores a 19 anos), a chamada RoboCupJunior 2005 (classes Rescue, Dance e Soccer), alunos do ensino superior, competições de futebol robótico e demonstrações de robótica.

Regras e especificações técnicas da classe:
RESCUE Junior - 2005
DANCE Junior - 2005
SOCCER Junior - 2005

Planos para a construção da pista de:
RESCUE Junior
SOCCER Junior

RobocupSite oficial do RoboCupJunior

Robocup2005Site oficial do RoboCup 2005 - Japão

 

RobôBombeiro 2005

Realizou-se em 18 de Junho de 2005 a 3 ª edição do concurso de Robótica, organizado anualmente pelo Instituto Politécnico da Guarda, está edição teve lugar no Pavilhão S. Miguel da Guarda. Está edição contou com duas equipas, apoiadas pelo projecto "Aprender com a Robótica", da Escola Secundária D. Henrique.

Descrevem-se a seguir as principais novidades das regras e especificações técnicas para o concurso de 2005.

Passa a ser possível usar um computador externo como "cérebro" do robô. Se a ligação entre o robô e o computador externo for feita por cabo, o robô participa no novo modo de funcionamento Ligação por Cabo, que na prática atribui uma penalização na pontuação das provas. Se a ligação for feita sem fios, não haverá penalização.

Passa a existir mais um novo modo de funcionamento designado por Extinção da Chama, que dará bonificação na pontuação final das provas, às equipas que apresentarem sistemas de extinção da chama da vela diferentes da típica ventoinha.

O tempo limite para completar a prova foi diminuído para 4 minutos.

Regras e especificações técnicas da classe:
RobôBombeiro 2005

RoboBombeiroSite oficial do RoboBombeiro

 

Robótica 2005

Realizou-se de 29 de Abril a 1 de Maio de 2005 o 5º Festival Nacional de Robótica, está edição teve lugar no Pavilhão Multi-Usos de Coimbra.

Regras e especificações técnicas da classe:
Futebol Robótico - FRJ

As regras são iguais às do RoboCup 2005

Dança - DJ

As regras são iguais às do RoboCup 2005

Seguimento de Pista, Busca e Salvamento / Rescue Junior – SP/BS/RJ

As regras da prova Seguimento de Pista passaram a ser iguais às regras Busca e Salvamento/ Rescue Junior (RoboCup 2005), pelo que os robôs realizarão a sua prova na pista de Busca e Salvamento e segundo as regras do Robocup, à excepção dos seguintes pontos:

1. No final o robô deverá fazer o caminho inverso regressando à partida, não tendo necessidade de parar para contar as vítimas no percurso de regresso;
2. Aplicam-se as regras da prova “Seguimento de Pista” do Robótica2004, relativamente à dimensão dos robôs;
3. Haverá atalhos conforme as regras da prova “Seguimento de Pista” das edições anteriores do robótica em que houve atalhos .
O final da pista será assinalado com um T perpendicular à pista cujas dimensões serão 10cm por 3cm.

Chama-se a atenção de que as novas regras do Robocup contemplam a existência de interrupções, de forma similar às que existiram em edições anteriores do Robótica.

Robotica2005Site oficial do Robótica 2005

 

RoboCup 2004 / RoboCupJunior 2004

Realizou-se de 27 de Junho a 5 de Julho o Festival Internacional de Robótica na FIL em Lisboa. O encontro contou com competições destinadas a alunos do ensino secundário (com idades inferiores a 19 anos), a chamada RoboCupJunior 2004 (classes Rescue, Dance e Soccer), alunos do ensino superior, competições de futebol robótico e demonstrações de robótica.

Regras e especificações técnicas da classe:
RESCUE Junior 2004
DANCE Junior 2004
SOCCER Junior 2004

Planos para a construção da pista de RESCUE Junior

RobocupSite oficial do RoboCupJunior

robocup2004Site oficial do RoboCup 2004 - Portugal

 

Robótica 2004

Realizou-se de 22 a 25 de Abril o 4º Festival Nacional de Robótica no Pavilhão Rosa Mota no Porto. Este ano o encontro organizado em conjunto pelo ISEP e pela FEUP contou com competições destinadas a alunos do ensino secundário (classes ESP, dança, robocup junior), alunos do ensino superior, competições de futebol robótico e demonstrações de robótica.

Regras e especificações técnicas da classe:
ESP

Robotica2004Site oficial do Robótica 2004

 

Robótica 2003

Várias equipas de alunos das diversas escolas participantes (Esc. Sec. Oliveira Martins, Esc. Sec. Fontes Pereira de Melo, Esc. Profissional Perpétuo Socorro e Esc. Sec. Infante D. Henrique) participaram na categoria ESP (Escolas Secundárias e Profissionais) no Robótica 2003 - Festival Nacional de Robótica que decorreu em Lisboa de 8 a 11 Maio 2003.

Fotografias da participação no Robótica 2003 aqui e outra selecção de imagens aqui.

Filme com imagens recolhidas no robótica 2003 e filme com participação das equipas do ISEP na classe UIP (que arrecadou o 3º lugar bem como o prémio de melhor robot para a equipa Runner).

Regras e especificações técnicas da classe:
ESP

Robotica2003Site oficial do Robótica 2003

 

Robótica 2002

Está foi a 2ª edição do Festival Nacional de Robótica teve lugar no Pavilhão Aristides Hall, realizou-se de 24 a 27 de Abril de 2002 , envolvendo na organização a Universidade de Aveiro.

Robotica2002Site oficial do Robótica 2002

 

 

Robótica 2001

Está foi a 1ª edição do Festival Nacional de Robótica teve lugar no pavilhão Francisco de Holanda em Guimarães, realizou-se de 25 a 28 de Abril de 2001, envolveu na organização a Universidade do Minho, Instituto Superior Técnico e Universidade de Aveiro.

Robotica2001Site oficial do Robótica 2001

 

 

 

 

 

Dark Counter
Digits
Counter
Web.pt
Counter
Get Firefox! Viewable With Any Browser Valid HTML 4.01!Valid CSS!
Última actualização em 04.10.2008 | Copyright ©2006 OJRS All Rights Reserved